top of page
  • São Paulo FC

De Cotia para Cotia: visita e palestra de Lucas no CFA


Meia, atualmente no PSG, falou sobre trajetória na carreira, do São Paulo à Europa, e respondeu perguntas dos jovens atletas da base

Foto: Igor Amorim

Quem hoje vê Lucas Moura em ação pelo Paris Saint-Germain, da França, não esquece que o meia de 24 anos começou a carreira ao emergir das categorias de base do São Paulo, em 2010, e trilhar rápido caminho de sucesso na categoria principal. Ele também não esquece. Nesta quinta-feira (8), Lucas visitou o CFA de Cotia, , local em que se formou como atleta depois de chegar aos 13 anos, e deu uma palestra aos jovens jogadores que hoje tentam percorrer a mesma estrada que ele percorreu.

Em férias no Brasil, Lucas já havia visitado o CT da Barra Funda na última segunda-feira. Nesta terça, em Cotia, ele se emocionou ao rever amigos, ex-colegas de trabalho e também ao receber assédio de jovens fãs.

Ponto alto da visita, a palestra concedida por Lucas aconteceu no Estádio Presidente Marcelo Portugal Gouvêa e teve cerca de 300 espectadores, entre atletas das categorias sub-11 a sub-20, além de funcionários do CFA. O evento contou com breve abertura de José Roberto Canassa, diretor associado de futebol de base, e de Gabriel Puopolo de Almeida, psicólogo do futebol de base.

Aos jovens, Lucas falou sobre os desafios que encontrou na própria trajetória como jogador de futebol, da origem humilde e de cada passo dado até chegar ao Paris Saint-Germain e se consolidar como atleta de altíssimo nível.

O meia ressaltou a importância das conquistas que teve enquanto atleta no CFA de Cotia. Campeão da Copa São Paulo de 2010, além de Dallas Cup Jr 2009, Paulista Infantil 2007, Copa Brasil-Japão e Nike Infantil, no mesmo ano, Lucas falou sobre o valor de entender as derrotas e fracassos no meio do caminho para saber valorizar cada triunfo. Ele também analisou os processos de transições e os desafios enfrentados nas mudanças de categoria, como na passagem da base para o profissional.

A palestra também teve perguntas dos jovens atletas, e Lucas respondeu sobre aprendizado, dificuldades dentro e fora de campo no Brasil e no exterior, além de diferença tática no futebol europeu. Por fim, foi presenteado com um kit de roupas de criança do São Paulo, que serão usadas por Miguel, filho de Lucas, que nascerá em novembro deste ano.

Acompanhado de família e amigos, Lucas almoçou no refeitório do CFA antes de partir. Na noite desta quinta, o jogador acompanha a partida entre São Paulo x Vitória, no Morumbi.

Link oficial da matéria: https://goo.gl/C5Xgwa

Notícias Recentes
Filtrar notícias
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page